quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quantos mais?

Minha rua acordou mudada, aliás,
se for pelo corpo estendido lá fora..
eu não vejo nenhuma novidade,
isso faz parte do roteiro das manhãs de segunda feira.
Mas porque dessa vez os vizinhos não se conformam?
normalmente eles nem saem de casa.
Mas, é intrigante só imaginar que conheço essa voz gritando,
sei que é uma voz conhecida.
Os gritos se misturaram com um choro e,
eu levantei e fui direto na na porta, não costumava,
nem se o papa tivesse a bater na porta,
mas aquilo estava me deixando aflito demais.
E eu chorei ao atestar que,
sim, era sim a mãe do Cris
contida e amparada pelos vizinhos.
E o corpo no chão..
era aquele moleque cheio de sonhos,
aquele que fazia todo mundo rir com apenas uma expressão facial,
mas era também aquele moleque teimoso,
que achava que a vida podia ser "mais fácil",
sim era o Cris com uma bala atravessando
o lugar que ele dizia não ter nada.
Nem toda admiração que ele mantinha por mim, o fez ouvir conselhos que,
eram tão óbvios, pra mim e pr'os outros que o acompanhavam,
porque ele conseguia fechar os olhos pr'os perigos que corria,
se dizia um cara de "atitude".
Mas que atitude é essa? uma atitude burra, suja,uma atitude tão,inútil.
E só agora eu concordo com ele, não tinha nada mesmo na cabeça.

Aquele era mais um corpo que saia da favela,
e ia simplesmente aparecer no jornal,virar estatística.
E esse mais um texto de jornal que você vai lamentar ao ler.
Quantos "Cris" vão precisar morrer?

Badengarden

Um comentário:

Naraeana Costa disse...

Bom, antes de tudo... Seja bem vindo à Blogosfera. Segundo.. pare de se preocupar com o que vão pensar sobre o que escrever aqui. É um espaço seu, são suas idéias. Isso aqui é parte de você agora.
Gostei do texto. Quantos 'Cris' ainda amanhacerão estendidos pelo chão, quantas Isabellas serão violentadas por seus pais, ou inocentes atestarão o paradoxo da sociedade atual: inocentes sendo mortos pela própria polícia (por sua vez despreparada, sem suporte técnico e estratégico).
A merda é muito maior do que imaginamos e não sei se tenho perspectivas ou esparança de mudanças. Teríamos que mudar muito, e quando digo muito, é muito realmente. Deixar esse humanismo cheio de dó e tantas Leis de Direitos Humanos com os criminosos, eliminar essa política centralizadora e populista, todo mundo se contentando com as migalhas do Bolsa Família, a famosa política do "pão e circo". É tanta coisa, que meu comentário acabaria virando um futuro post em meu blog. auhhassahuashuasi

Bom Vini, está devidamente linkado e comentado. Agora vou comentar o do seu amigo e seu próximo texto.
=*